sexta-feira, 19 de julho de 2013

5 proibições bizarras que já foram decretadas no mundo

Você já imaginou ser proibido de mascar chiclete? Pois é, isso é possível caso você esteja em Singapura

Processos de criações de leis são realizados em várias etapas que vão da discussão do tema à publicação da lei já sancionada. Isso sem falar na questão social que implica a criação de uma lei, como a Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006 e prevê mais rigor nas punições em casos de violência contra a mulher. Essa é uma legislação que faz muito sentido, certo? Mas nem todas são assim. O Mega Curioso já publicou uma relação de leis muito bizarras que são levadas a sério em outros países, mas elas não param por aí. Confira, a seguir, mais algumas proibições estranhas:

1 – Andadores

No Canadá os bebês precisam aprender a andar naturalmente, sem a ajuda dos famosos andadores, já que esses apetrechos estão proibidos desde 2004. O motivo? Bem, esse tipo de aparelho causa problemas no desenvolvimento motor e mental da criança, de acordo com pesquisas feitas sobre o assunto. A multa para quem descumprir a lei e comprar ou vender andadores pode chegar a US$ 100 mil ou a seis meses na prisão.

2 – Mullets

Sim, o estilo de cabelo. Se você for um cidadão da República do Irã, está proibido de ter esse tipo de corte em suas madeixas. Sem falar, é claro, em pontas espetadinhas e moderninhas. Não pode.

3 – Goma de mascar

Nada de ficar mascando chiclete quando você der aquela passadinha em Singapura, hein! Lá, esse tipo de produto não é nem ao menos vendido, e os cidadãos interessados em consumir algum tipo de chiclete sem açúcar devem ter uma prescrição para isso.

4 – Amo muito tudo isso

Nossos vizinhos bolivianos ficaram insatisfeitos com a chegada da rede Mc Donalds em seu país, no final da década de 80. Eles passaram anos tentando descobrir como banir a rede de fast food de suas terras e a solução foi simplesmente parar de consumir esse tipo de comida. Funcionou tão bem que a rede americana não está mais presente lá desde 2002. Não é uma lei propriamente dita, mas é uma prova de que quem manda, no fundo, é sempre o consumidor.

5 – Tabaco

Butão é considerado o país mais feliz da Ásia e o oitavo mais feliz do mundo. Lá, é proibido plantar, vender e comprar qualquer tipo de tabaco. Se o cidadão quiser fumar, tudo bem, o ato em si não é proibido, mas ele vai precisar saber que deverá ir a outro país comprar seus cigarros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário